As feridas crônicas, independentemente da etiologia, são lesões graves da pele e tecidos que podem causar às pessoas diversos problemas como dor permanente, incapacidade, sofrimento, perda da autoestima, diminuição na qualidade de vida, isolamento social, gastos financeiros, afastamento do trabalho e alterações psicossociais.
No Hospital Ouro Branco os profissionais realizam uma avaliação criteriosa das feridas para que possam ser descritas de forma sucinta no prontuário do paciente. Trata-se de uma intervenção na prática profissional, utilizando uma avaliação criteriosa com uma equipe multidisciplinar.
Avaliar uma ferida pode ocasionar interpretações variadas, devido a sua complexidade, em decorrência de sua diversidade quanto a natureza, forma e localização, comorbidades do paciente, além da percepção de cada profissional.
Atualmente existem vários tipos de curativos com novas tecnologias e cuidados no tratamento de feridas, como tratamento com laser e coberturas especiais, de forma a viabilizar intervenções efetivas aos cuidados com a pele dos pacientes.
Nos cuidados com feridas é necessário ser avaliado o tamanho da lesão, cor, tipo de tecido lesado e sua extensão, presença de corpos estranhos, fístulas, túneis, condição da pele ao redor e característica do exsudato. Essa avaliação contribui para que o profissional realize a escolha da cobertura para a cicatrização da lesão. É importante que esse profissional realize o acompanhamento e avaliação da lesão durante o processo de cicatrização evidenciando a melhora da lesão e por consequência otimizando o tempo de internação do paciente.
A partir de uma lesão, o organismo inicia um processo de reconstituição do tecido, a cicatrização da ferida. Este processo é dinâmico, regulado por mecanismos celulares que se iniciam após a lesão e podem durar anos, a depender do grau de comprometimento do tecido cutâneo. Esse processo engloba fases sequenciais, divididas didaticamente em inflamatória, proliferativa e de remodelação.
O processo de cicatrização pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo elementos locais, entre eles pressão, ambiente seco, trauma, infecção, necrose e também sistêmicos como idade, presença de doenças crônicas e condições nutricionais deficientes.
O Hospital Ouro Branco tem na sua missão proporcionar ações de promoção à saúde e prevenção e tratamento de doenças, fortalecendo a integração, a comunicação e o relacionamento com a comunidade. Caso necessite de uma avaliação, entre em contato pelo telefone (51) 3762 1665.