Desde 1º de dezembro, o Pronto Atendimento do Hospital Ouro Branco está sob a coordenação médica do Dr. Gabriel Klecius. Além disso, quatro novos plantonistas foram contratados para a emergência do hospital. Ainda, outras medidas foram anunciadas pela direção da casa de saúde e que devem ser concluídas em breve.
As novas ações esperam aumentar a eficiência e qualidade do atendimento prestado, assegurando a satisfação do paciente. Para isso, será contratado um profissional para atuar na portaria do PA, que será responsável por auxiliar no acolhimento aos pacientes, orientando-os e direcionando-os para atendimento. Ainda, a medida visa controlar o acesso ao hospital, além de garantir a segurança de pacientes e colaboradores.
Outra prática que deve agilizar o acolhimento aos pacientes é a separação e identificação dos guichês na recepção. Agora, pacientes SUS e pacientes com convênio ou plano de saúde serão atendidos em guichês distintos. “Nosso objetivo não é apenas contratar novos profissionais para atender junto ao PA, e sim mudar os processos de atendimento ao paciente. Por isso, todos os protocolos estão sendo revisados e atualizados, para melhorar a experiência do paciente e a segurança e qualidade da conduta médica”, enfatizou o diretor técnico do HOB, o cardiologista Dr. Guilherme Vogt.
Ainda nas primeiras semanas de dezembro, colaboradores do HOB participaram de qualificações sobre acolhimento e triagem de pacientes, isso porque o protocolo de classificação de atendimento está sendo atualizado pela gerência assistencial do HOB. “Essas melhorias nos processos de atendimento nos ajudarão a prestar um atendimento mais próximo, humano e ágil aos pacientes”, conclui a gerente assistencial, Taila Anschau.
Agora também os pacientes que procuram o PA do HOB podem preencher uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento. “Essa pesquisa nos ajudará a encontrar o caminho para novas mudanças, que garantirão a qualidade assistencial e o bem-estar do paciente”, destacou a consultora de gestão em saúde contratada pelo HOB, Soraya Xavier.
Outra ação que deve entrar em vigor ainda este mês é a divulgação de dados estatísticos de atendimentos do HOB nas mídias de comunicação do hospital. “Muito do que é feito no HOB a comunidade desconhece e é importante que a população conheça e reconheça nosso trabalho”, lembrou Vogt. Atualmente, por exemplo, são realizados aproximadamente 3 mil atendimentos na emergência por mês e 20 cirurgias por dia no Centro Cirúrgico do hospital.
As ações para melhoria do atendimento na emergência do hospital, reafirmam o compromisso da direção da casa de saúde em garantir um atendimento ágil e eficiente para quem busca assistência no HOB.
Texto: Jéssica Bayer
Foto: Jéssica Bayer