Nesta quarta-feira, 27 de abril, o Hospital Ouro Branco (HOB) lançou oficialmente o projeto Acreditar, o qual define ações e estratégias para a obtenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Este método de avaliação busca, por meio de requisitos e padrões pré-definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
Para ser acreditada, a casa de saúde precisa comprovar que atende aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A certificação de prestadores de serviços em saúde ocorre em diferentes níveis. O projeto Acreditar vai proporcionar uma revisão e avaliação geral das rotinas, protocolos, indicadores e adequações dos processos internos do HOB, para que a instituição seja acreditada no Nível 1, que tem como foco a segurança do paciente.
A acreditação ONA vai garantir à instituição, melhoria na qualidade dos seus processos, no atendimento e na experiência dos pacientes. Durante a apresentação do projeto, o diretor técnico do hospital, o cardiologista Dr. Guilherme Vogt, destacou que o propósito da instituição sempre foi garantir um atendimento de qualidade, seguro e ágil para todos os pacientes. “Com a acreditação ONA, vamos validar e certificar nossos processos, refletindo no atendimento e experiência do paciente, além de valorizar nossos colaboradores”, destacou Vogt.
O presidente da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Marco Aurélio Weber, destacou que a acreditação ONA está entre as prioridades definidas pela mantenedora do HOB para os próximos meses, já que a certificação contribuirá com o desenvolvimento da instituição. “Nosso hospital avançou muito nos últimos anos e viemos fazendo diversas melhorias técnicas e estruturais. Com o projeto Acreditar, teremos vários desafios no futuro, para os quais a qualidade e eficiência dos nossos profissionais será fundamental”, lembrou Weber.
Durante a conversa com os colaboradores do HOB, o presidente da mantenedora destacou a importância do trabalho e empenho dos funcionários do hospital. “Eles serão responsáveis por colocar em prática o projeto e adequar os processos para que a qualidade assistencial e a eficiência das nossas rotinas sejam validadas”, concluiu o presidente.
O programa Acreditar tem como prazo meta junho de 2023 para a realização da avaliação de obtenção do Selo de Qualificação ONA. “Apresentei para nossas equipes um organograma para que cada uma das nossas lideranças e colaboradores se enxergasse e entendesse a sua importância para a instituição e o quanto o trabalho deles fará a diferença para sermos certificados e obtermos a acreditação ONA”, destacou o diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand.
O projeto Acreditar tem a coordenação de Claudia Biazi, farmacêutica do HOB e o apoio direto de uma equipe núcleo composta por: José Paulinho Brand, diretor executivo, Dr. Guilherme Vogt, diretor técnico, Magali Ellwanger, gerente administrativa, financeira e de operações; Taila Anschau, gerente assistencial; Lisiane Loose Belinaso, gerente de diagnósticos de imagem e laboratório; Ana Paula Brandt, coordenadora assistencial, Keli Hauschild, área assistencial e Rafaela Radavelli, consultora com larga experiência da EJRos Brasil – empresa de Caxias do Sul que é referência no mercado e já assessorou vários hospitais gaúchos na obtenção da acreditação ONA.
O processo de acreditação do HOB tem o apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Desde fevereiro de 2018, a cooperativa médica, por meio do Programa Qualificar, oferece apoio e auxílio técnico, além de garantir o custeio de 100% do valor dos treinamentos e assessoria especializada para vários hospitais da região.
Texto: Jéssica Bayer
Fotos: Jéssica Bayer