Membros da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB) – mantenedora do hospital – e a equipe diretiva do Hospital Ouro Branco (HOB), juntamente com prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Saúde do G7 do Vale do Taquari, se reuniram com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 17 de novembro, em Porto Alegre.


A agenda, marcada pelo deputado estadual Dirceu Franciscon (UB), discutiu a concessão de incentivos para os serviços de dermatologia e vascular oferecidos pelo hospital. O HOB ainda reivindicou recursos do programa Avançar na Saúde, para execução do projeto de revitalização da Emergência e da nova portaria de acesso principal à casa de saúde, já apresentado e aprovado pela Assessoria de Gestão e Planejamento (AGEPLAN).
Arita Bergmann confirmou que a destinação de recursos ao hospital será priorizada nos próximos investimentos do Estado, em 2023. Já quanto a concessão de incentivos para os serviços de especialidades oferecidos pela casa de saúde, a secretária ponderou que dependerá do remanejo de recursos de contratos com outros hospitais, os quais não estão cumprindo as metas do programa. Atualmente, não há recursos para novos contratos. Acompanhavam a secretária Arita, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, o chefe da Regulação Estadual, Dr. Eduardo Elsade, e a líder do Departamento de Assistência Hospitalar, Lisiane Fagundes.
A reunião contou com a presença dos prefeitos de Teutônia, Celso Forneck; de Colinas, Sandro Herrmann; de Poço das Antas, Vânia Brackmann; de Paverama, Fabiano Brandão; de Fazenda Vilanova, Amarildo Luis da Silva; e de Westfália, Joacir Docena. A vice-prefeita de Teutônia, Aline Kohl, também estava presente.
Representando o HOB estavam Marco Aurélio Weber, presidente da ABOB; Júlio Abel Danzer, conselheiro da mantenedora; José Paulinho Brand, diretor executivo do hospital; Dr. Gabriel Klecius, gestor da Emergência da casa de saúde; e Taila Anschau, gerente assistencial do hospital.
Texto: Jéssica Bayer