O envelhecimento da população é um fenômeno contemporâneo que atinge diversos países e traz sérias repercussões econômicas, culturais, éticas, sociais e legais. Atualmente, a expectativa de vida no Brasil é de 77 anos, conforme o Censo de 2022 realizado pelo IBGE. No entanto, além do aumento da expectativa de vida, a queda da fecundidade e um menor número de filhos por mulher são determinantes.
No Vale do Taquari, especialmente no município de Teutônia, o alto índice de envelhecimento populacional tem se destacado, quando comparado com outras cidades do vale.
Conforme o mapa do envelhecimento (comparação entre 2010 a 2022), Teutônia teve um crescimento de 79,12% no número de idosos nos últimos 12 anos, passando de 3.333 para 5.970. Esse índice de envelhecimento é o mais alto entre a maioria dos municípios do Vale.
Diante desse fenômeno, o Hospital Ouro Branco (HOB), focado na missão de promover ações em saúde com excelência e primando no relacionamento com a comunidade, implementou o projeto 80+ na sua Emergência. O programa visa dar um melhor atendimento, reduzir o tempo de espera e, principalmente, proporcionar uma melhor experiência ao paciente idoso, que tem prioridade no atendimento.
Sendo assim, desde agosto de 2023, todo paciente com 80 anos ou mais que procura a Emergência é atendido pelo médico da Central de Convênios e em um espaço físico diferenciado – que hoje é destinado a pacientes de convênios e particulares. A exceção, são os pacientes acamados e que estão em macas ou os que estão mais gravemente doentes.
Destaca-se que nos três primeiros meses do projeto, ou seja, de agosto a outubro de 2023, foram 330 atendimentos e destes, 93% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Este aspecto mostra uma outra tendência crescente e preocupante no Brasil, pois os altos custos de um plano de saúde para os idosos, faz com que uma taxa muito pequena da população tenha acesso à saúde suplementar, provocando assim, ainda mais procura pelos atendimentos SUS.
Na classificação de risco, 3,5% emergência, 42,5% urgência e 54% pouco ou nada urgente, sendo 63% do sexo feminino e 37% do sexo masculino.
De que bairros vieram os pacientes 80+?
Localização:
- Canabarro 26%;
- Centro Administrativo 17%;
- Interior 14%;
- Alesgut 11%;
- Languiru 11%;
- Teutônia 7%
Principais Cids:
- Pneumonia – 23%;
- Dor abdominal – 15%;
- Mal estar, fadiga – 14%;
- Exame Médico Geral – 10%;
- Dor lombar – 8%
Desfecho:
- Alta – 76%
- Internação – 16%
- Óbito – 3%