A reconstrução de mama pós câncer, por meio do PL 3072/22, é um direito constitucional de toda mulher mastectomizada e faz parte do tratamento integral dessas pacientes. Trata-se de tratamentos complexos que, na grande maioria das vezes, são realizados em diversos estágios para atingir um resultado aceitável.
Infelizmente, até hoje muitas mulheres ou não tem acesso a cirurgia plástica reparadora ou aguardam longos períodos da fila do SUS para sua desejada reconstrução mamária. Segundo o Ministério da Saúde, há atualmente 20 mil mulheres na fila aguardando plástica de reconstrução das mamas. Isso tem um reflexo no âmbito biológico, psicológico e social dessas pacientes que muitas vezes perdem as esperanças de ter suas mamas reconstruídas.
Frente a esse cenário, decidimos em parceria com o Hospital Ouro Branco, que tem na sua missão focar em ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de fortalecer seu papel na comunidade, criar um projeto chamado LAÇOS DE CUIDADO, para realizar esses tratamentos sem custos para essas pacientes. Abrimos as portas da nossa clínica para atender as demandas das mulheres que estão aguardando a reconstrução mamária em Teutônia/RS e região. Trata-se de uma iniciativa da nossa clínica que contou com pronto apoio da diretoria do hospital, equipe médica, de enfermagem e fisioterapia. Todo o tratamento e acompanhamento será realizado de forma multidisciplinar totalmente sem custos a estas pacientes.
Neste ano serão selecionadas duas pacientes para o pontapé inicial deste projeto. O plano é que o projeto cresça, que mais colegas se sensibilizem com esta causa e que mais pacientes possam ser beneficiadas nos próximos anos.
Trata-se de uma iniciativa com a qual tivemos convivência nos últimos 6 anos na nossa prática em Santa Catarina e sentimos a necessidade de fazer algo similar para a nossa região. Ao idealizar este projeto, lembrei-me quando em 2014 me formava médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fiz o Juramento de Hipócrates, no qual baseio minha caminhada até hoje:
“Prometo que ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, com boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.”

Cirurgião Plástico – CRM 39313 | RQE 358903 e 18870
Hospital Ouro Branco