O desenvolvimento sustentável exige equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico, que devem caminhar juntos para garantir qualidade de vida às gerações presentes e futuras. No Hospital Ouro Branco (HOB), esse desafio é ainda maior, já que 85% dos atendimentos são através do SUS. Ainda assim, buscamos unir responsabilidade ambiental, cuidado humanizado e gestão eficiente.
“O mundo não nos foi dado pelos nossos pais, mas emprestado pelos nossos filhos.” Esta frase do ambientalista David Brower resume a responsabilidade que temos com as futuras gerações. No HOB, essa consciência se transforma em atitude por meio do Preserva HOB, nosso programa que reúne ações integradas voltadas à preservação ambiental e ao uso consciente dos recursos.
Exemplo disso é o ReCiclo, uma iniciativa que alia inovação, sustentabilidade e economia circular. Ele visa transformar resíduos recicláveis descartados pelo hospital — em média 2.300 kg por mês — em insumos reutilizáveis, que podem ser incorporados novamente ao processo produtivo.
Já o projeto Reuse evita o descarte de materiais em bom estado, ampliando sua vida útil e reduzindo os impactos ambientais. Por meio da venda de peças criadas e recriadas por um grupo de voluntários, o Reuse já adquiriu, desde sua inauguração, mais de R$ 80 mil em itens para melhorias dos ambientes SUS no hospital.
Outro destaque é o projeto “Crianças e árvores crescem juntas”. Ao incentivar o plantio de árvores, o hospital cria uma conexão simbólica entre o início da vida e o compromisso com o futuro verde que desejamos construir. Como nascem, em média, 720 crianças por ano no HOB, mais de 18 mil mudas já foram distribuídas desde o início do projeto.
Além disso, no ano passado o HOB firmou uma parceria estratégica para a aquisição de energia por meio do mercado livre. Com isso, foi possível alcançar uma economia acumulada de mais de R$ 90 mil e evitar a emissão de 41,52 toneladas de CO₂.
Todas essas iniciativas fazem parte da estratégia de gestão do HOB, orientada pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) — Ambiental, Social e Governança. Cuidar do meio ambiente, das pessoas e conduzir os processos com ética e transparência é uma diretriz que permeia todas as decisões.
O propósito individual e organizacional precisam caminhar de mãos dadas. Um precisa do outro para florescer. É por meio dessa conexão que fortalecemos nosso compromisso com a sustentabilidade. No HOB, sustentabilidade não é apenas uma meta: é prática, é valor, é prioridade, incorporado à missão de cuidar da vida com excelência. Neste Mês do Meio Ambiente, reafirmamos esse compromisso com orgulho e responsabilidade.

Coordenadora de Comunicação
Hospital Ouro Branco