Na última terça-feira, 18 de março, foi realizada a primeira reunião de análise crítica do Programa de Doutorandos da área de Ginecologia e Obstetrícia da Univates, no Hospital Ouro Branco (HOB). O encontro teve como objetivo avaliar o desempenho do programa no segundo semestre de 2024, promovendo melhorias e novas possibilidades de parceria.
Representando a Univates, estiveram presentes o Articulador da Área de Ciências Médicas, Anderson Habekost, e o Dr. Sérgio Kniphoff, docente do Curso de Medicina e Coordenador do Ciclo Básico, Internato Geral, Internato de Saúde da Criança e da Residência em Pediatria. Pelo Hospital Ouro Branco, participaram o Diretor Executivo, José Paulinho Brand, a Gerente Assistencial Taila Anschau, o Coordenador da Área de Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Daniel Luiz Jantsch, a Coordenadora da Unidade de Internação, Jéssica Wegner, a Coordenadora do Centro Cirúrgico e Obstétrico, Greice Krieger, a Coordenadora da Área de Relacionamento com Médicos, Samanta da Silva, e a Coordenadora de Comunicação, Simone Schons.
Durante a reunião, foram destacados avanços importantes na área de ginecologia e obstetrícia em 2024. Entre eles, a indicação do HOB para um documentário nacional sobre a pesquisa realizada pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde, bem como o estudo conduzido no hospital sobre o vírus HTLV em gestantes, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento. Além disso, foi mencionada a inauguração do Espaço Saber e Conviver, voltado especialmente para a preceptoria de doutorandos, o lançamento do projeto Laços de Cuidados e a integração do HOB ao programa estadual SERMulher.
Outros pontos fundamentais discutidos foram a metodologia de ensino e indicadores de participação dos doutorandos nos procedimentos da área realizados no hospital, buscando aprimorar ainda mais a formação acadêmica e prática dos futuros profissionais.
Ao final do encontro, ambas as instituições reforçaram o compromisso com a melhoria contínua do programa, sugerindo adequações operacionais para aprimorar ainda mais o projeto e também explorando novas oportunidades de colaboração; fortalecendo principalmente a comunicação entre a Univates e o Hospital Ouro Branco para a qualificação da formação médica e consequentemente uma prestação de serviços de excelência aos nossos pacientes.