Espaço amplia oferta de serviços médicos a pacientes privados e de convênios, com agilidade e resolubilidade
Uma porta alternativa entre o sistema público de saúde e o consultório particular. Em resumo, essa é a Central de Convênios e o novo serviço de Consultas Clínicas do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia.
O novo espaço físico está localizado em prédio específico, na Rua Fernando Ferrari, 481, defronte ao acesso do Pronto Atendimento da casa de saúde. “Com isso, procuramos trazer para o HOB pacientes que não tenham plano de saúde, ou que tenham algum plano de saúde mas, mesmo assim, não conseguem agilidade para consulta. Será um local diferenciado, que oferece serviços médicos a pacientes privados e de convênios, com agilidade e resolubilidade”, destaca o diretor-executivo do hospital, André Lagemann.
A inauguração ocorre no próximo dia 18 de julho, às 18h, com início das atividades de atendimento a partir de segunda-feira, dia 22 de julho.
Infraestrutura
A nova área física conta com três consultórios, duas salas de espera e estacionamento exclusivo para clientes. O atendimento na Central de Convênios será com equipe de 16 especialistas e 25 médicos. Até o momento, 18 convênios já são contemplados. O novo espaço substitui a área ocupada pela Central de Convênios instalada junto ao Centro Clínico, anexo ao hospital, inaugurada em agosto de 2015.
Novo serviço
“O serviço de Consultas Clinicas é novo e conta com médico clínico presencial para atendimento eletivo, sem agenda prévia, com valores diferenciados de consulta”, acrescenta Lagemann.
Os pacientes também têm acesso a exames eletivos de laboratório e de imagem no ato do atendimento, na infraestrutura disponibilizada pelo HOB. O funcionamento, junto à Central de Convênios, é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia, com a possibilidade de ampliação futura desse horário conforme a demanda. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1665.
Situação do HOB
A realidade econômico-financeira da grande maioria dos hospitais no Rio Grande do Sul é bastante difícil, e no Hospital Ouro Branco a situação não é diferente. “Estamos buscando alternativas, outras fontes de receita. A Central de Convênios e o novo serviço de Consultas Clínicas é umas das ações planejadas e implementadas que busca contribuir para o equilíbrio do HOB. Hoje, mais de 80% dos atendimentos realizados são pelo Sistema Único de Saúde. Com esse novo espaço e serviço, trabalhamos com a possibilidade de mudança do perfil dos clientes que procuram a casa de saúde”, revela Lagemann.
Conforme o diretor-executivo, atualmente os pagamentos do Governo do Estado estão em dia, mas o HOB ainda precisa reestruturar suas dívidas bancárias de médio e longo prazo.
Texto: Leandro Augusto Hamester Crédito das fotos: Leandro Augusto Hamester