Neste domingo, 21 de agosto, equipes da área assistencial do Hospital Ouro Branco participaram da capacitação do serviço de acolhimento e triagem com classificação de risco, conforme o protocolo do Ministério da Saúde.
O acolhimento por classificação de risco prioriza o atendimento dos pacientes conforme o estado de saúde: assim, pacientes urgentes têm sempre prioridade no atendimento.
O objetivo do treinamento é proporcionar ao profissional de enfermagem, responsável pela triagem do paciente, uma visão humanizada do atendimento mediante uma escuta qualificada do cidadão.
A triagem é um item crítico e determinante para orientar o fluxo de atendimento do paciente e, por isso, precisa ser realizado por profissionais cada vez mais qualificados.
Além disso, o treinamento ajudará a construir os fluxos de atendimento de urgência e emergência no HOB, considerando outros serviços de assistência à saúde existentes no município. Por isso, a direção do hospital também convidou representantes da atenção básica em saúde de Teutônia e dos serviços de emergência: Bombeiros Voluntários e Brigada Militar.
A ação é mais uma iniciativa de esforço conjunto do hospital e município para melhorar a qualidade e segurança dos pacientes de Teutônia e região.
A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro, João Paulo Cavalheiro; ele tem pós-graduação em Urgência e Emergência e atua há 19 anos na área da saúde.
Texto: Jéssica Bayer
Fotos: Jéssica Bayer