Podemos considerar que o ambiente hospitalar não é o local desejado da maioria da população, excetuando alguns casos como nascimento de crianças ou ainda para um procedimento estético. Fora isso, pela minha experiência, a dor, a insegurança, o desconforto, a angústia, entre outros tantos sentimentos e comportamentos são levados juntos na busca pelo atendimento médico hospitalar.
Entendendo todos esses sentimentos, a busca contínua do aprimoramento das pessoas que recebem e prestam atendimento aos pacientes durante seu tratamento é salutar. Com o propósito de proporcionar melhores experiências ao paciente, o hospital contrata, atrai e desenvolve seus profissionais baseado em seus valores e em competências técnicas e comportamentais, sendo a Orientação para o Paciente a competência comportamental básica e essencial à todos os colaboradores.
Ao mesmo tempo em que o hospital cuida dos pacientes e dos acompanhantes, também cuida de quem cuida. Dentre os treinamentos oferecidos aos colaboradores, que passam por atender bem o paciente, por processos e protocolos de cuidados médico-hospitalares, qualidade e segurança, treinamentos específicos para a liderança, estão também os cuidados com a qualidade de vida dos colaboradores, pois entendemos que se não cuidarmos das pessoas não podemos exigir que cuidem bem de outras pessoas.
Uma frase bem antiga mas ainda muito verdadeira é “um time que treina muito joga melhor, comete menos falhas e faz mais gols”. Num hospital segue-se a mesma lógica, com um ponto crítico a destacar. Num HOSPITAL FALHAS podem CAUSAR ÓBITOS!
O histórico de horas de treinamento mês do Hospital era menos de 1h. No ano de 2022 fechamos em 1,5h mês por colaborador e já no 1° semestre de 2023, o hospital atingiu 2,4h treinamento/mês, quase perto de atingir a meta anual de 3,0h treinamento/mês.
Entendendo que a base de qualquer empresa são as pessoas, e que, pessoas melhores treinadas são capazes de desenvolver rotinas e processos mais eficientes e inovadores para os pacientes, geram, consequentemente, melhores resultados para a instituição, o hospital busca desenvolver e cuidar continuamente de quem cuida para promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade, focando na segurança, na melhor experiência e no melhor desfecho do tratamento de seus pacientes.
A missão do hospital é “promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade”, entretanto, para garantir excelência no atendimento, é necessário muito treinamento e os maiores beneficiados serão os pacientes.
Por Magali Ellwanger
Gerente administrativa, financeira e de operações do HOB