Na última quarta-feira, 26 de junho, o Hospital Ouro Branco (HOB) juntamente com a Unimed VTRP iniciou mais um projeto de melhoria contínua através da implantação de um sistema que classifica a complexidade e segurança dos pacientes, como também avalia o desempenho assistencial das equipes.
O HOB recebeu o Sr. Rodrigo Piccinini, Gerente da Área de Prestadores em Saúde, e as Enfermeiras Auditoras Amanda Carreon e Ana Paula Fardin para detalhar a execução das atividades deste projeto de parceria, que utilizará a metodologia DRG – Diagnosis-Related Groups (Grupo de Diagnósticos Relacionados) e o processo de Auditoria Concorrente.
O DRG combina diversas variáveis de um grupo de pacientes homogêneo, sendo as principais:
• Condição clínica que determinou a internação;
• Complicações e comorbidades associadas;
• Cirurgias e outros procedimentos;
• Idade.
A Auditoria Concorrente é feita in loco durante a hospitalização do paciente, proporcionando um resultado final com maior qualidade. Este processo tem a finalidade de identificar as deficiências dos serviços das equipes, da assistência prestada através das anotações, evoluções e registros no prontuário. Depois de avaliar as informações, o auditor pode elaborar e programar treinamentos com orientações para garantir um registro dos dados mais eficaz.
Com a execução deste projeto, liderado pela Enfermeira Coordenadora do setor de Faturamento Bárbara Kroth, teremos muitos benefícios como agilidade nas demandas de pacientes internados (autorizações, validações de protocolos, etc), melhora na qualidade assistencial, agilidade de faturamento e acesso à indicadores de qualidade para apoiar na tomada de decisões.
A direção do Hospital Ouro Branco agradece à Unimed VTRP pela parceria e confiança na instituição para a implantação deste grande projeto. Esta é mais uma ação pela busca constante da excelência nos serviços prestados e segurança dos pacientes.