O Hospital Ouro Branco, com sua missão de garantir qualidade, eficiência e segurança na assistência aos pacientes, está dando mais um passo importante em sua jornada de excelência. Atualmente acreditada Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a instituição iniciou recentemente os trabalhos para alcançar a Acreditação Plena Nível 2 em 2025.
Esse novo patamar exige a definição, a classificação e a modelagem dos processos da organização, além de monitorar e avaliar os resultados obtidos para promover melhorias contínuas. O objetivo é fortalecer a interação entre as áreas e garantir que as diretrizes estratégicas sejam seguidas, em prol da qualificação e segurança dos serviços de saúde.
Um ponto essencial é o fortalecimento da Governança Clínica, um sistema pelo qual a instituição é responsável por melhorar continuamente a qualidade dos seus serviços e garantir padrões elevados de atendimento ao paciente. Envolve uma série de processos que promovem a transparência, a prestação de contas e o envolvimento dos profissionais de saúde no desenvolvimento de práticas seguras e eficazes. Os pilares da governança clínica incluem a Segurança do paciente, a Eficiência e qualidade, a Gestão de riscos, o Desenvolvimento profissional e a Experiência do paciente. A Governança Clínica contribui para a criação de um ambiente onde a melhoria contínua e a cultura de aprendizado são promovidas, com foco em práticas baseadas em evidências e na responsabilidade compartilhada.
O pontapé inicial foi dado na manhã desta quarta-feira, com uma reunião da direção do hospital com a equipe de Ortopedia e Traumatologia, onde foram analisados diversos aspectos e revisados processos importantes para a instituição. Participaram do encontro o Diretor Executivo José Paulinho Brand, a Gerente Assistencial Taila Anschau, o Diretor Técnico Médico Dr. Guilherme Vogt (CRM 37810 | RQE 34573 e 36430), o Coordenador da Clínica Médica da Emergência Dr. Fábio Cardoso (CRM 35179 | RQE 29218 e 29219), e parte da equipe médica especializada na área, incluindo o Coordenador Dr. Alexsander Bruch (CRM 31470 | RQE 23431), Dra. Giovanna Labatut (CRM 45536 | RQE 41863), Dr. Hans Werner Raetsch Neto (CRM 47703 | RQE 44335) e Dr. Pedro Egon Gewehr (CRM 48850 | Residência em andamento).
A reunião também serviu para alinhamentos sobre o novo modelo implantado na área de Ortopedia e Traumatologia, fruto da expansão do corpo clínico, e a discussão de casos específicos. Esse encontro é o primeiro de uma série que se estenderá à outras áreas críticas do hospital, como Pediatria, Anestesiologia, Clínica Médica e Obstetrícia, consolidando o compromisso do Hospital Ouro Branco com a excelência no atendimento e na segurança dos pacientes.
A busca pela Acreditação Plena Nível 2 reafirma o compromisso do hospital com a melhoria contínua e a sustentabilidade da instituição, garantindo processos ainda mais eficazes e integrados em prol da saúde e bem-estar da comunidade.