Exatamente isso: em cada doação de sangue que VOCÊ fizer (retirada de cerca de 450 ml), poderá salvar 4 vidas! A doação de sangue é um gesto simples, voluntário, de solidariedade e de empatia; e desempenha um papel fundamental na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas. Não existe substituto para o sangue: SOMENTE A DOAÇÃO. A ação de doar sangue, representa para quem recebe, uma fração de esperança e oportunidade de melhoria significativa na sua qualidade de vida. Somente por meio da doação, os bancos de sangue podem fornecer hemocomponentes para transfusões sanguíneas a pacientes com graves condições médicas ou submetidos a complexas cirurgias.
Nos últimos dias, acompanhamos, quase que de forma incessante, os apelos para que as pessoas doem sangue, pois os estoques dos Hemocentros estão baixos e a demanda para transfusão de hemocomponentes, aumentando cada vez mais. A proximidade das festas de final de ano, feriados prolongados, concentrando uma maior circulação de pessoas nas rodovias com risco elevado de acidentes, além do aumento da longevidade e de doenças crônicas, são alguns dos fatores responsáveis pelo aumento da demanda de transfusões. Igualmente esses fatores também interferem na diminuição da oferta de doadores, quer seja por viagens ou ingestão de bebidas alcoólicas e hábitos alimentares não muito saudáveis. Existem alguns critérios para ser doador de sangue: ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ser saudável (alguns medicamentos impedem doação) e não estar em jejum para a doação. A partir do momento da doação até a disponibilização do hemocomponente para transfusão, alguns fatores também precisam ser considerados: o sangue doado é cuidadosamente testado nos bancos de sangue, para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis. A validade do hemocomponente desde o momento da doação é de 35 dias em rigoroso controle de temperatura e armazenamento.
No Hospital Ouro Branco, através de nossa Agência Transfusional, também observamos um significativo aumento no número de pacientes para transfusão. E, em função disso, o Comitê Transfusional da instituição, composto por uma equipe multidisciplinar, responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância, se desafia diariamente na elaboração de algumas ações pertinentes a esse tema. Campanhas de doação internas e conscientização de familiares de pacientes transfundidos para a reposição imediata dos estoques, são algumas das ações realizadas. Ações de orientação e esclarecimentos junto à comunidade para a captação de doadores também são estratégias para a manutenção dos estoques de hemocomponentes. Portanto, se você se enquadrar nos critérios de ser um doador de sangue, procure um serviço especializado para a doação e tenha a certeza de estar fazendo a diferença na vida de 4 pessoas!