Com muito orgulho, o Hospital Ouro Branco foi anunciado como a instituição da macrorregião dos Vales, composta por 62 municípios, a integrar o programa SERMulher (Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher), promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O lançamento oficial do programa e a divulgação dos primeiros serviços selecionados ocorreram na tarde desta quinta-feira, em solenidade no Palácio Piratini, conduzida pelo Governador Sr. Eduardo Leite e pela Secretária Estadual da Saúde, Sra. Arita Bergmann.
O programa SERMulher tem como principal objetivo ampliar e qualificar o acesso das mulheres aos serviços de saúde especializados, com foco em linhas de cuidado como câncer de colo do útero e de mama, endometriose, miomatose, planejamento reprodutivo e climatério. O mesmo busca reduzir filas de espera do SUS para diagnósticos e tratamentos, além de promover atendimento humanizado e eficiente, com foco na prevenção e no tratamento precoce.
A seleção do Hospital Ouro Branco reflete o compromisso da instituição em oferecer cuidado integral e de excelência à população, já que atenderá mensalmente 140 mulheres entre consultas, exames e procedimentos. “Essa conquista é mais um marco para a saúde da nossa região. Ficamos orgulhosos e honrados por sermos selecionados para esse programa de extrema importância para as mulheres do nosso Estado, por isso fizemos questão de levar uma comitiva à Porto Alegre para o evento”, destacou o Diretor Executivo do Hospital Ouro Branco, José Paulinho Brand. A parceria do HOB com a Univates, onde mensalmente contamos com três doutorandos da Área de Ginecologia e Obstetrícia, e o plantão presencial 24h de um obstetra no hospital, com certeza foram fatores decisivos para que a nossa casa de saúde fosse escolhida.
O SERMulher também prevê a integração de informações entre diferentes níveis de atenção à saúde e a formação de profissionais na atenção primária, ampliando o impacto positivo do programa em toda a rede de saúde.
Para o Hospital Ouro Branco, este anúncio representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas equipes e uma oportunidade de continuar contribuindo para um sistema de saúde mais acessível e eficiente. O programa SERMulher coloca a saúde feminina no centro das prioridades, garantindo que as mulheres da macrorregião dos Vales possam usufruir do cuidado que merecem.