Na manhã da última terça-feira, 13 de maio, o Hospital Ouro Branco (HOB) recebeu a visita da grande maioria dos vereadores de Teutônia, em uma reunião articulada pelo diretor executivo do hospital, José Paulinho Brand, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luias Wermann. O encontro, realizado nas dependências do hospital, teve como principal objetivo estreitar os laços entre a instituição e o poder legislativo, reforçando a transparência, o diálogo e a busca conjunta por soluções para os desafios enfrentados pela saúde pública.
Participaram do momento representantes da direção da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB) e do HOB, além de gerentes, coordenadores internos e o médico coordenador da emergência, Dr. Fábio Cardoso.
A reunião foi uma oportunidade para apresentar o hospital, suas dificuldades e angústias, como também os projetos em desenvolvimento. Também houve espaço para uma rica troca de ideias, sugestões e esclarecimentos, sempre com o objetivo de melhorar o atendimento à população — não apenas de Teutônia, mas de toda a microrregião atendida pela instituição.
Entre os pontos destacados, foi apresentada a importância estratégica do HOB em situações adversas, como nas recentes catástrofes climáticas e no acidente ocorrido em Imigrante. O diretor executivo, Paulinho Brand, compartilhou os principais indicadores da instituição, os resultados operacionais e reforçou a transparência da gestão.
O presidente da ABOB, Marco Aurélio Weber, falou sobre o papel e as responsabilidades da Associação na manutenção do hospital. Também destacou a importância do apoio dos vereadores para a busca de recursos com parlamentares estaduais e federais, fundamentais para a sustentabilidade do HOB: “Nosso hospital precisa cada vez mais do apoio de todos. Contamos com os vereadores para abrir portas e nos ajudar a buscar recursos junto às esferas estadual e federal que permitam manter e ampliar nossos serviços. Essa é uma missão coletiva.”, afirmou Marco.
Um tema sensível discutido foi o déficit operacional gerado pela defasagem da tabela SUS, já que 85% dos atendimentos do hospital são realizados pelo Sistema Único de Saúde. Também foram abordados os novos desafios da saúde, como o aumento de doenças comportamentais e de saúde mental, as doenças climáticas, o crescimento da população idosa, o maior número de pessoas dependentes exclusivamente do SUS — devido à perda de acesso aos planos de saúde — e, principalmente, o aumento da complexidade dos atendimentos na emergência, que cresceu 50% nos últimos quatro anos.
Durante a reunião, os vereadores agradeceram a atenção e a importância dada à Câmara, e a abertura para esse diálogo; como também reconheceram o trabalho do Hospital Ouro Branco, se mostrando aliados à instituição trazendo situações e sugestões, e contribuindo com melhorias para a população.
Outro ponto que não poderia faltar na pauta foi o projeto do Polo de Saúde, que prevê praticamente a duplicação da estrutura do hospital para 5.600 m², com a criação de 55 novos leitos e a geração de 330 novos postos de trabalho qualificado. O projeto está na fase dos projetos complementares e na captação de recursos para sua execução.
O médico coordenador da Emergência, Dr. Fábio Cardoso, concluiu destacando o HOB pode contribuir muito para a gestão da saúde do município.
A direção do Hospital Ouro Branco agradece a presença de todos os vereadores e reforça a importância de manter o diálogo aberto e colaborativo, buscando sempre melhorias na área da saúde para a população de Teutônia e região.




