Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, o Hospital Ouro Branco (HOB) recebeu representantes da Secretaria Estadual da Saúde e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para uma visita técnica, como parte do processo de habilitação no programa Saúde 60+ RS, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes Gisleine Lima da Silva, Taína Scheid e Fabíola Zeni Papini, da Secretaria Estadual da Saúde, além de Jamile Bangemann, da 16ª CRS. A visita teve como objetivo verificar a estrutura e as condições do HOB para ofertar o atendimento previsto pelo programa, voltado a pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como “frágeis” na Atenção Primária à Saúde (APS) e/ou com diagnóstico de demência.
O Saúde 60+ RS busca garantir um atendimento ambulatorial especializado, regionalizado e baseado na Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa. O foco está na promoção da funcionalidade, da qualidade de vida e do suporte familiar, além de contribuir para o manejo de situações clínicas complexas. Outro pilar importante da iniciativa é o fortalecimento do cuidado compartilhado com a APS, em uma abordagem integrada e resolutiva.
Após a aprovação da primeira fase — a análise documental —, o HOB recebeu com entusiasmo esta segunda etapa do processo, que consistiu na avaliação presencial das instalações e dos serviços ofertados. A instituição já possui um programa interno na Emergência voltado à população idosa, o Programa 80+, alinhado aos princípios do Estatuto do Idoso, que garante uma atenção especial aos idosos com mais de 80 anos.
Agradecemos à Secretaria Estadual da Saúde e à 16ª CRS pela visita e pela oportunidade de integrar uma política pública tão relevante. Estamos confiantes e na expectativa de um retorno positivo quanto à habilitação, certos de que essa parceria poderá ampliar e qualificar ainda mais o cuidado com a população idosa de nossa região.

