Na manhã desta última sexta-feira, 15 de agosto, o Hospital Ouro Branco promoveu o Simpósio sobre Governança Clínica – Qualidade e Segurança do Cuidado ao Paciente: Desafios e Perspectivas, no Solar Baviera, em Teutônia. O encontro reuniu profissionais, lideranças e representantes da área da saúde em um espaço de palestras e debates voltados à troca de experiências e ao fortalecimento de práticas que asseguram um cuidado mais seguro e de qualidade aos pacientes.
A governança clínica é um modelo de gestão que integra estratégias, processos e cultura organizacional para garantir que decisões e práticas assistenciais sejam sempre pautadas pela segurança, qualidade e resultados positivos para o paciente. Envolve desde a gestão eficiente de recursos até o compromisso ético e técnico de todos os profissionais de saúde, promovendo melhoria contínua e excelência no atendimento.
Esse modelo de gestão contribui para assegurar qualidade, segurança e eficiência nos cuidados prestados, ampliando a resolutividade dos serviços nas diferentes etapas da rede de saúde — Atenção Primária, Secundária e Terciária. Também favorece a redução de custos por meio da melhoria de processos, implementação de protocolos clínicos e adoção de políticas que promovem uma gestão responsável e transparente em todas as atividades relacionadas ao cuidado do paciente.
A programação contou com a participação do Dr. Gabriel Dalla Costa, Diretor Médico Executivo do HCor, de São Paulo; do Dr. Virgílio da Rocha Olsen, Diretor Médico do Grupo DOC, de Porto Alegre; e da avaliadora e consultora da EJRos, Rafaela Vedovelli. O encerramento foi marcado por um debate entre os palestrantes e o Diretor Médico Técnico do HOB, Dr. Guilherme Vogt, mediado pelo Diretor Executivo do hospital, José Paulinho Brand.
Para o presidente da Associação Beneficente Ouro Branco, Marco Aurélio Weber, o simpósio representou “uma oportunidade de unir conhecimento, experiência e compromisso com a qualidade. Cada reflexão e troca realizada hoje nos aproxima ainda mais da excelência que buscamos e da missão de oferecer um cuidado seguro, humano e de alto padrão para nossos pacientes.”
O evento integra as estratégias do Hospital Ouro Branco na busca pela certificação de qualidade ONA Nível 2, prevista para o próximo mês. Entre os critérios avaliados para essa acreditação está a governança clínica, que orienta a segurança do paciente, a gestão integrada e a melhoria contínua — justamente o foco central do simpósio.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 7.450 hospitais, mas menos de 6% possuem certificações de qualidade, como ONA ou JCI. Esse dado evidencia que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer para consolidar padrões elevados de segurança e excelência no atendimento à saúde. A governança clínica, que integra práticas de gestão com foco na efetividade clínica, segurança do paciente e transparência, é fundamental para transformar essa realidade. Sua implementação não é apenas uma questão de conformidade, mas um compromisso com a excelência assistencial.
De acordo com o Diretor Executivo do HOB, José Paulinho Brand, “essa mudança depende de uma liderança que seja ação, exemplo e inspiração. É preciso ter energia e coragem para transformar, explorar o novo e implementar mudanças — mesmo que isso signifique navegar por águas desconhecidas. Implantar governança clínica não deve ser apenas uma meta, mas uma jornada capaz de transformar a essência de um hospital, melhorar resultados e fortalecer ainda mais a conexão da equipe com a missão e o propósito.”
O Hospital Ouro Branco agradece aos participantes, palestrantes e apoiadores que tornaram o evento possível: Laboratório Univates, Nova Imagem, Salux Technology, Unicred Premium e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo/RS.







