Inauguração ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 09 de dezembro
Na noite desta segunda-feira, dia 09, ocorreu a inauguração oficial do novo acesso e espaço reformulado do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia. A solenidade reuniu autoridades, lideranças, parceiros, diretoria, funcionários e comunidade. A iniciativa busca levar mais comodidade aos pacientes, que a partir de agora acessam o CDI sem a necessidade de passar pelo Pronto Atendimento.
Comunidade
O diretor-administrativo do HOB, André Lagemann, valorizou o caráter comunitário da casa de saúde. “O Hospital Ouro Branco possui forte relação com a comunidade, que nos tem estendido a mão para que possamos manter as portas abertas 24 horas por dia. A reforma da área de imagem segue a linha de levar mais conforto, num espaço de fácil acesso para todos os cidadãos que procuram os serviços do HOB.”
Parcerias
O presidente da mantenedora Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Marco Aurélio Weber, enalteceu as parcerias, que classificou como essenciais para a manutenção das atividades. “Somos um hospital da comunidade para a comunidade, e somente a união de esforços nos permitirá seguir adiante. Precisamos fortalecer nossas parcerias”, disse, reafirmando a importância da representação política na esfera federal para o acesso a recursos financeiros, especialmente de emendas parlamentares.
Inovação
O diretor-técnico do HOB, médico Humberto de Alencar Oliveira da Costa, falou em inovação, “ponto que o hospital precisa atender constantemente”. Para ele, além da qualificação tecnológico, é preciso valorizar os profissionais da saúde. “Temos desafios enormes pela frente, e precisamos do apoio de todos.”
Tecnologia
O responsável técnico do serviço de diagnóstico por imagem, médico Antônio Desidério Medeiros Macedo, qualificou a infraestrutura disponível no CDI do HOB. “Contamos com equipamentos e profissionais de ponta. Obrigado pelo empenho de todos.”
Valor das pessoas
A superintende-executiva da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Rosilene Knebel, enalteceu o ser humano. “Com esses investimentos, toda comunidade sai beneficiada. A inovação coloca as pessoas no centro, não apenas a tecnologia.”
Mobilização
O delegado da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, Éderson da Rocha, falou em mobilização política. “Precisamos do apoio em todas as esferas na busca por recursos públicos, que beneficiam toda a sociedade.”
Valor
Por fim, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, enalteceu o trabalho voluntário da diretoria da mantenedora ABOB e o esforço coletivo para rentabilizar a casa de saúde. “Muitas vezes só nos damos conta do valor do Hospital Ouro Branco quando precisamos do atendimento. O HOB é da comunidade e todos precisam estar engajados nessa causa.”
Investimentos
Foram investidos cerca de R$ 250 mil no novo espaço do CDI. O HOB contou com o apoio financeiro da Unimed na execução das obras; da Prefeitura de Teutônia e da Certel Artefatos de Cimento para o calçamento; além de recursos arrecadados com a Campanha Mãos Dadas com a Saúde e a ação da Bandeja Solidária.
O setor conta com 22 profissionais: sete funcionários administrativos, dois técnicos de enfermagem, oito técnicos em radiologia e cinco médicos. Anualmente são realizados mais de 40 mil exames e atendidas mais de 30 mil pessoas de 38 convênios diferentes.
São 200m² de área física, com sala de espera, atendimento, administrativo e salas com equipamentos. A estrutura do CDI possui aparelhos com grande tecnologia embarcada, como novo tomógrafo, além da injetora de contrastes e imagens digitalizadas. Oferece exames de tomografia computadorizada de crânio, tórax, abdômen, coluna, pescoço, bacia, articulações, face, angiotomografias e tomografias com reconstrução 3D. O horário de atendimento é de segundas à sextas-feiras, das 07h30min às 19h, sem fechar ao meio-dia; e aos sábados, das 08h às 12h.