Nova diretoria foi eleita para o exercício de 2022-2024
No dia 13 de abril, a Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), mantenedora do Hospital Ouro Branco (HOB), realizou a assembleia geral ordinária. O evento ocorreu na Associação da Água, do Bairro Languiru, e a ordem do dia destacou a prestação de contas do exercício de 2021, a eleição e posse da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2022-2024, a autorização para contratação de recursos para investimentos e assuntos diversos de interesse da entidade.
Relatório de atividades do último ano no HOB
O relatório de atividades do ano de 2021 foi apresentado pelo diretor executivo do hospital, José Paulinho Brand. A apresentação mostrou indicadores da casa de saúde e um resumo dos recursos recebidos e investimentos realizados pelo HOB no ano passado. A gerente financeira da instituição, Márcia Leonhardt, detalhou as demonstrações contábeis do hospital, com apresentação do balanço patrimonial.
Entre os indicadores apresentados, destaque para as 27.088 consultas realizadas em 2021 no Pronto Atendimento do HOB, um crescimento de quase 9% nos atendimentos realizados em comparação ao ano de 2020. Brand também apresentou outros indicadores da casa de saúde, como o número de internações, partos realizados e exames laboratoriais e de imagem feitos.
Em 2021, o HOB registrou 4.262 internações, o maior número nos últimos três anos. O número de partos realizados também foi o maior dos últimos anos, com 705 registros. O Laboratório Ouro Branco e o Centro de Diagnóstico por Imagem do HOB registraram, juntos, mais de 257 mil exames realizados, um aumento de quase 13% em relação a 2020.
Eleição da nova diretoria para o exercício de 2022-2024
Uma única chapa para eleição da diretoria da ABOB foi apresentada e eleita por unanimidade pelos associados presentes. Marco Aurélio Weber foi reeleito Presidente para a gestão de 2022-2024. O vice-presidente eleito e empossado é Edson Horst, secretário Gerson Trennepohl, vice-secretária Fabiane Dentee Wommer, tesoureiro Milton Huwe e vice-tesoureira Margarete Elisa Mallmann. Os membros titulares do Conselho Fiscal são Silério Hamester, Jorge Lauri Mörschbacher e Rudimar Landmeier, com os suplentes Irineu Antônio Forneck, Paulo Ricardo Brust e Julio Abel Danzer.
O presidente reeleito da ABOB, enfatizou que 2021 foi um ano atípico e, ainda, de grandes picos da pandemia de Covid-19, instabilidade econômica, crises políticas e escassez de recursos. “Sempre motivados e esperançosos, trabalhamos todos os dias para que os pacientes fossem atendidos com segurança e qualidade. Por isso, lembro de todos os profissionais do Hospital Ouro Branco, que se dedicaram, sem medir esforços, em favor do próximo. Aos profissionais da saúde, agradeço pela coragem, dedicação, responsabilidade e atitudes tomadas para enfrentar a pandemia de Covid-19”, destacou Weber.
Para os próximos anos, Brand enfatizou as ações estratégicas previstas para fortalecer a sustentabilidade econômico-financeira da casa de saúde, promovendo um maior equilíbrio nos atendimentos e receitas oriundas dos pacientes SUS, Convênios e Particulares com o lançamento de novos produtos e serviços. “Em março lançamos o PA Particular Convênios, que disponibiliza consultas em emergência para pacientes particulares ou conveniados a um plano de saúde e mais recentemente, em abril, lançamos o Nascer no HOB, que disponibiliza pacotes de parto para as famílias e acompanhamento com diversos profissionais durante a gestação”, conclui Brand.
O compromisso assumido pela nova direção da ABOB é fortalecer e consolidar o modelo de gestão e governança da associação, enquanto entidade comunitária. Além disso, a diretoria enfatizou a importância de desenvolver e capacitar lideranças e colaboradores com o objetivo de criar um ambiente de trabalho mais saudável, humanizado e gerador de melhores resultados para os pacientes e para a instituição.
Texto: Jéssica Bayer
Fotos: Jéssica Bayer