O uso de medicamentos desempenha um papel de fundamental na promoção da saúde e bem-estar das pessoas. Usados no tratamento de várias condições médicas e em todas as faixas etárias. Quem não conhece alguém hipertenso, diabético, cardíaco ou em tratamento na saúde mental com depressão ou ansiedade? As vezes somos nós mesmos a pessoa acometida de enfermidade e que necessita de tratamento continuado de medicamentos.
E será que estamos tirando o melhor proveito deles? Para isso é necessário compreender as instruções de uso correto do medicamento, como dosagem, frequência, horários para ingerir e duração do tratamento. Eventuais efeitos colaterais e reações adversas devem ser reportados aos profissionais (médicos, enfermeiros ou farmacêuticos). Ao serem administrados medicamentos, podem gerar danos devido as interações medicamentosas.
As interações medicamentosas são alterações dos efeitos de um medicamento devido ao uso recente ou concomitante de outro medicamento ou até com ingestão de alimentos e que por consequência podem ter sua eficácia alterada. Quando são usados de forma conjunta sem a devida observação ao que já está sendo administrado. Para isso é necessária uma comunicação aberta com o profissional de saúde, o paciente deve informar o que já está utilizando.
É aconselhável também eleger um farmacêutico, que irá ajudar monitorando e garantindo a consistência e segurança do tratamento. O médico ou farmacêutico possuem conhecimento para determinar o potencial destas interações evitando os efeitos indesejados.
Seguindo o tratamento corretamente, evitaremos recaídas ou complicações. É importante lembrar que em relação a medicamentos devemos evitar a automedicação, realizar a correta armazenagem dos medicamentos de acordo com as instruções da embalagem ou do profissional farmacêutico, mantendo-os fora do alcance de crianças e animais.
Também é necessário o descarte corretamente dos medicamentos vencidos em locais apropriados que realizam a coleta destes medicamentos, como postos de saúde e farmácias evitando que os resíduos químicos presentes nos medicamentos contaminem o meio ambiente.
Cuidar de sua saúde envolve mais do que apenas tomar medicamentos, envolve tomar os medicamentos certos da maneira certa. Ao fazer isso, você está investindo em sua própria saúde e qualidade de vida.
O Hospital Ouro Branco reitera seu compromisso em proporcionar ações e cuidados de saúde com qualidade, mas também em ser agente ativo na promoção e orientação sobre doenças que estão sendo diagnosticadas com maior frequência na Emergência do nosso Hospital.
Cristiana Maria Reckziegel CRF15971- Farmacêutica do Hospital Ouro Branco.