Iniciar um novo ano gera muita expectativa na maioria das pessoas. Por vezes, é o desejo de um novo começo, novas possibilidades de mudanças e uma motivação a mais. Por vezes, essa motivação acaba se perdendo, principalmente pela frustração de não alcançar as metas desejadas. Em pesquisa realizada pela Forbes Health/OnePoll, constatou-se que a maioria das pessoas tinha como resoluções de Ano Novo para 2023 e 2024 a melhora no condicionamento físico e o cuidado com a saúde mental. O que nos mostra a saúde como a maior preocupação das pessoas, o que é um excelente aspecto.
Ao refletirmos sobre as nossas metas para um novo ano, é importante que sejamos racionais e que tracemos metas concretas. E aí você pode se perguntar: mas como fazer isso? E a resposta não é tão simples quanto imaginamos. Para o nosso cérebro, é difícil pensarmos em metas vagas ou pouco concretas; por isso, é necessário nos prepararmos bem, por mais simples que a situação pareça.
Para isso, é necessário ter clareza quanto às metas, que consigamos mensurar nossos avanços, que elas sejam factíveis — ou seja, será que vou conseguir alcançar o resultado desejado? —, que façam sentido para você e para a sua vida, além de ser necessário estipular um prazo para cada uma das metas desejadas.
Por exemplo: minha meta é comprar um carro em 2026, mas não tenho nenhum valor guardado. Será que é possível alcançar esse objetivo? Para isso, a meta pode ser: vou guardar x valor por mês e, então, daqui a um ou dois anos, vou dar entrada em um carro.
Agora, o mais importante: é necessário que as metas te ajudem e não te atrapalhem. Que elas sejam uma motivação a mais para você conquistar seus objetivos e sonhos, e não que se tornem uma frustração ou motivo de tristeza e ansiedade.
Por fim, ao planejar as metas para 2026, reflita sobre as dicas acima e sobre o que realmente importa para a sua vida.

Psicóloga | CRP RS 07/41010






