Na quarta-feira, 17 de julho, as Farmácias Ouro Branco tiveram a honra de participar do encontro mensal do grupo de idosos Amizade, no bairro Languiru, para falar sobre um tema de extrema relevância: a automedicação. Essa iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos do Hospital Ouro Branco (HOB), que incluem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como a garantia da qualidade, eficiência e segurança na assistência aos pacientes.
O evento que aconteceu no Centro Comunitário Martin Luther, contou com a presença de profissionais das Farmácias Ouro Branco, que ministraram uma palestra educativa sobre os riscos da automedicação. O público-alvo, composto majoritariamente por idosos, recebeu orientações sobre a importância de seguir prescrições médicas e os perigos de consumir medicamentos sem a orientação de um profissional de saúde. Foram discutidos os efeitos colaterais, interações medicamentosas e a possibilidade de mascarar sintomas de doenças mais graves.
Além de alertar sobre os perigos da automedicação, a palestra abordou outros assuntos de extrema importância, como por exemplo o uso rotineiro e concomitante de mais medicamentos por um paciente. Também foram apresentados pela direção do HOB alguns indicadores e projetos em andamento, sendo o principal a construção da UTI 10 leitos (7 SUS e 3 para convênios e particulares), que vai gerar mais de 70 novos empregos diretos para Teutônia.
A participação das Farmácias Ouro Branco em eventos como este é um testemunho do compromisso contínuo com a promoção da saúde e prevenção de doenças. Através de ações como essa, o Hospital Ouro Branco e suas unidades reforçam seu papel na comunidade, assegurando que a segurança na assistência aos pacientes sejam sempre prioridades.
A direção do Hospital Ouro Branco agradece o espaço disponibilizado pelo grupo de idosos Amizade. Além de promover a saúde e o bem-estar, tivemos a oportunidade de falar um pouco dos diversos negócios do Hospital Ouro Branco, que hoje são fundamentais para a sustentabilidade econômica da instituição que atente 85% dos pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS).