O Hospital Ouro Branco (HOB), representado pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Clarice Lagemann, marcou presença no Podcast da CIC. No episódio, juntaram-se a ela as advogadas da KR Advocacia Especialista, Rocheli Kunzel e Limaram Reis, além das mediadoras Cíntia Schmidt e Elaine Holmann, diretoras da indústria da CIC.
O foco da discussão recaiu sobre a recém-aprovada Lei 14457/22, que estabelece a obrigatoriedade da adoção de medidas preventivas contra o Assédio Sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho. Essa responsabilidade foi atribuída à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPA).
Os pontos-chave abordados incluíram as medidas essenciais que as empresas devem adotar não apenas para garantir o cumprimento da legislação, mas também para assegurar um ambiente de trabalho seguro. Dentre os temas discutidos estavam as novas responsabilidades da CIPA e a importância da colaboração entre a CIPA e a Gestão de Pessoas.
Ainda foi destacado que, no âmbito do combate ao assédio, as empresas foram orientadas a implementar políticas internas claras, códigos de conduta, treinamentos para conscientização e estabelecer canais de denúncia eficazes.
O bate-papo ainda falou sobre o papel crucial desempenhado pela CIPA nesse processo, concentrando-se na identificação e prevenção de situações de assédio. Sua relevância reside na representação dos trabalhadores, promovendo um ambiente saudável e seguro.
O encontro ainda enfatizou a colaboração entre a CIPA e o setor de Gestão de Pessoas. A Gestão de Pessoas é reconhecida por sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento de políticas inclusivas, promover treinamentos específicos e apoiar a CIPA na implementação de ações preventivas.