Na manhã da última quinta-feira (25), o Hospital Ouro Branco (HOB) esteve presente no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para a solenidade de lançamento do programa SUS Gaúcho, conduzida pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
O evento apresentou um balanço dos avanços recentes na saúde pública do Rio Grande do Sul e anunciou novos investimentos destinados a qualificar a rede assistencial em todo o Estado.
Avanços já consolidados
Durante a cerimônia, foram destacados pontos como o pagamento de dívidas da saúde com hospitais, municípios e fornecedores, a ampliação de leitos hospitalares durante a pandemia de Covid-19, melhorias no Programa Assistir, incremento nos programas Avançar na Saúde e Avançar Mais na Saúde, além de iniciativas específicas como TEAcolhe, Rede Bem Cuidar, Inverno Gaúcho com Saúde, Cirurgia +, Imuniza Escola, SERMulher e 60+. Também houve referência à reforma do IPE Saúde, ao acordo firmado com o Ministério Público e à modernização dos processos regulatórios.
Estrutura do SUS Gaúcho
O novo programa foi apresentado como uma política pública estruturante, organizada em três eixos: qualificação hospitalar, fortalecimento da atenção à saúde e criação da tabela SUS gaúcha. Entre suas diretrizes, destacam-se a linha de cuidado integral, a eficiência hospitalar e a remuneração estratégica.
Entre os pilares anunciados estão o Programa Assistir, o PIAPS (Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária) e a Rede Bem Cuidar, além de iniciativas de monitoramento, economia em saúde e ampliação de serviços especializados, como Cirurgia +, TEAcolhe e o tratamento da escoliose.
Os recursos anunciados serão destinados a áreas estratégicas como portas de entrada hospitalares, UPAs 24h, prontos atendimentos municipais, transporte sanitário eletivo intermunicipal, atenção domiciliar, atenção à pessoa com deficiência, reabilitação física, ambulatórios de feridas, saúde mental, UTIs de alta complexidade e de queimados, hospitais públicos municipais e de pequeno porte.
Reconhecimento do Hospital Ouro Branco
O Hospital Ouro Branco, que hoje tem 85% de seus atendimentos realizados pelo SUS, destaca a relevância do programa para instituições hospitalares da região.
“Esse é um marco para a saúde gaúcha. O SUS Gaúcho representa não apenas um reforço financeiro, mas uma estratégia de valorização das instituições que trabalham diariamente para garantir assistência de qualidade à população. Para o HOB, que tem no SUS sua principal porta de entrada, esse investimento traz esperança para seguirmos nossa missão de cuidar”, afirmou o diretor executivo da instituição, José Paulinho Brand.
O HOB também expressa seu agradecimento ao governo do Estado, parlamentares e lideranças políticas pelo esforço em viabilizar o programa. “Estamos confiantes de que, com essa parceria, poderemos avançar ainda mais na qualificação do atendimento aos nossos pacientes, na consolidação de uma rede de saúde cada vez mais eficiente e humanizada e na busca contínua pela sustentabilidade financeira”, comenta o diretor.




