No dia 15 de dezembro, a equipe do Hospital Ouro Branco (HOB) se reuniu com membros da Vigilância Epidemiológica do município de Teutônia para realizar a reunião do Comitê de Óbito Infantil. O grupo tem como principal propósito analisar os casos ocorridos ao longo do ano de 2023.
A reunião teve como foco a avaliação da evitabilidade dos óbitos, identificando questões relacionadas à assistência de saúde prestada à gestante e à criança, organização do sistema de saúde, condições sociais, da família e da comunidade. O objetivo é promover uma análise abrangente visando aprimorar os serviços e implementar medidas preventivas.
O comitê é composto por profissionais de diversas áreas, incluindo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosangela de Souza Schussler; o responsável técnico da Vigilância Epidemiológica, Maicon Rau Pedra; a médica pediatra das Unidades Básicas de Saúde de Teutônia, Patrícia Sayuri Ikeda; a subsecretária de Saúde, Izadete Teresinha Meneghetti; a enfermeira coordenadora da Unidade de Internação do hospital, Jéssica Tainá Wegner; o médico pediatra da instituição de saúde, Fausto Steckel; o médico obstetra, Daniel Jantsch; e a gerente assistencial da casa de saúde, Taila Luiza Anschau.
“Este comitê contribui para melhorar o registro dos óbitos e possibilita a adoção de medidas para a prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde”, destacou a gerente assistencial do hospital, Taila Luiza Anschau. A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas em aprimorar continuamente a qualidade da assistência e promover a saúde infantil na região.