Na quinta-feira, 10 de abril, o Hospital Ouro Branco (HOB), em Teutônia, viveu um momento histórico com a inauguração do Espaço SERMulher. A solenidade, cuidadosamente organizada, contou com a presença especial da Secretária Estadual da Saúde, Sra. Arita Bergmann, e sua comitiva, emocionando os presentes e reafirmando o compromisso da instituição com a saúde integral da mulher.
O novo espaço, um ambiente confortável e acolhedor, que foi preparado para receber as mulheres do SERMulher, programa do Governo do RS, está localizado no Centro Clínico Ouro Branco, na Rua Santos Dumont, 957.
A implantação do SERMulher no Hospital Ouro Branco marca a entrada da instituição, vinculada à 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, no programa que tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a serviços de saúde especializados e de qualidade. Entre as linhas de cuidado oferecidas estão a saúde do colo do útero, mama, endometriose, miomatose, planejamento reprodutivo e climatério. Os atendimentos terão início no dia 24 de abril, com a proposta de reduzir significativamente o tempo de espera por diagnósticos.
Durante a cerimônia, a paciente Carla Erbes compartilhou sua trajetória marcada por incertezas e espera:
“O tempo de espera variava de 90 a 120 dias para um atendimento. E isso me desesperou, sendo que eu tenho histórico de câncer de mama na família. Então, quando o diretor Paulinho anunciou o SERMulher, aqui no Hospital Ouro Branco, aqui na nossa cidade em Teutônia, eu senti um alívio, um alívio imenso.”
O evento também foi palco para a defesa do projeto Polo de Saúde da região, citado pelo prefeito de Teutônia e presidente da AMSOL, Renato Altmann, entidade que abraçou a causa:
“Obrigado Secretária, obrigado de coração por estar aqui conosco hoje, sentindo este nosso desejo, essa nossa necessidade. Não é mais nem uma opção, é uma necessidade que nós temos.”
Emocionada com a receptividade e com o engajamento da comunidade, a secretária Arita Bergmann declarou:
“Nosso coração está transbordando de alegria por estarmos aqui no Hospital Ouro Branco, um hospital que é vivo, um hospital que é uma referência regional. Um hospital que transborda sonhos de um futuro em relação a um Polo de Saúde, que por si só demostra que essa região está pulsando para expansão, ampliação, novos serviços.”
O Hospital Ouro Branco é parceiro do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em importantes programas de saúde pública. Atualmente, é referência no Programa Assistir para 38 municípios das regiões 29 e 30, que totalizam cerca de 360 mil habitantes, nas especialidades de Dermatologia, Traumatologia e Ortopedia, Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Coloproctológica, Otorrinolaringologia e Bucomaxilofacial. Também integra iniciativas como Redução de Filas e Cirurgias de Alta Complexidade, Mais Acesso aos Especialistas e Avançar na Saúde, e busca a habilitação nos programas Rede Alyne (antiga Rede Cegonha) e 60+.
A cerimônia reuniu lideranças regionais, como prefeitos da microrregião, representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, secretários da Saúde, empresários, lideranças, imprensa da nossa região, diretoria da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), direção, corpo clínico e colaboradores do Hospital Ouro Branco.
A arte e a cultura de Teutônia não poderiam faltar neste evento. Os convidados foram recepcionados pela Orquestra Camerata do Colégio Teutônia, a qual emocionou a todos, principalmente a Secretária Arita. Ela também recebeu de presente um quadro exclusivo criado pelo artista local Marcos Gomes, que retrata símbolos da nossa cidade.
A inauguração do Espaço SERMulher representa um avanço significativo para a saúde pública regional, promovendo mais dignidade, agilidade e cuidado às mulheres. Com serviços especializados mais próximos da população, muitas pacientes que antes enfrentavam longas esperas e deslocamentos agora encontrarão acolhimento e atendimento de qualidade em sua própria comunidade. Essa conquista reafirma o compromisso do Hospital Ouro Branco com a promoção da vida, do bem-estar e da equidade no acesso à saúde.















Crédito das fotos: Arthur Vargas / SES e Jéssica Bayer