O Hospital Ouro Branco (HOB) reafirma seu compromisso com a saúde da comunidade, dedicando-se a promover ações preventivas e tratamentos eficazes para diversas enfermidades. Diante do recente aumento dos casos de Dengue, o HOB reforça suas orientações sobre esta doença para a população.
A Dengue é uma enfermidade febril aguda, sistêmica e debilitante, em que a maioria dos pacientes se recupera, mas alguns podem desenvolver formas graves da doença. Os sintomas incluem dor abdominal, dor ocular, cefaleia, dores musculares intensas, manchas vermelhas na pele e febre alta (maior ou igual a 38ºC). Sintomas alarmantes incluem dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento, aumento progressivo do hematócrito e queda abrupta de plaquetas.
Embora todas as faixas etárias sejam suscetíveis, certos grupos, como gestantes, lactantes, crianças (até 2 anos) e pessoas com mais de 65 anos, correm maior risco de complicações. A transmissão ocorre principalmente pela picada do mosquito Aedes Aegypti, havendo também registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue.
Não existe a necessidade da realização de exames específicos para o diagnóstico da doença, já que é baseado nas manifestações clínicas apresentadas pelo paciente. No entanto, para apoiar o diagnóstico clínico estão disponíveis técnicas laboratoriais para identificação do vírus, que pode ser realizado até o 5° dia de início da doença, e pesquisa de anticorpos, feita a partir do 6° dia de início da doença. A prevenção é fundamental e inclui medidas como eliminar criadouros de mosquitos, usar roupas que cubram a pele, aplicar repelentes e inseticidas de acordo com as instruções.
O tratamento se baseia principalmente na reposição adequada de líquidos. Em casa, é recomendado repouso, ingestão de líquidos e evitar a automedicação. Em casos de sangramentos ou sinais de alarme, é essencial procurar atendimento médico e seguir as orientações profissionais.
O Hospital Ouro Branco reitera seu compromisso não apenas com a qualidade dos cuidados de saúde, mas também com a promoção ativa e orientação sobre doenças emergentes que têm sido observadas em maior número na Emergência do hospital.