O Hospital Ouro Branco (HOB) realizou nesta quarta-feira seu primeiro Simpósio, que aconteceu no auditório da Sicredi em Teutônia, abordando o tema “UTI: desafios e soluções sob uma perspectiva multiprofissional”. O evento, que havia sido programado para maio deste ano, quando a casa de saúde completou 80 anos, mas que em virtude da catástrofe climática teve que ser cancelado, contou com a parceria do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Univates – Universidade do Vale do Taquari, e reuniu profissionais renomados da área da saúde para discutir a importância da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no atendimento hospitalar.
A primeira parte da programação foi conduzida pelo Presidente da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Marco Aurélio Weber, que fez a abertura do evento e deu as boas-vindas aos participantes. Na sequência o Diretor Executivo do hospital, José Paulinho Brand, falou sobre a jornada de planejamento e viabilidade para a construção da UTI Adulta de 10 leitos, uma necessidade vital para aprimorar o atendimento de urgência e emergência na região.
Posteriormente aconteceram palestras técnicas, como o case da UTI do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, apresentado pelo Dr. Rogério Tregnago – Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do hospital, Dra. Roberta Paulikevis – Diretora Executiva, Natalina Borges – Enfermeira Coordenadora da UTI e Renata Monteiro – Fisioterapeuta Líder da UTI; e o case da UTI do Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado, apresentado pelo Sr. Márcio Sottana, Diretor Executivo; e pelo Dr. Roberto Ritter de Souza, Responsável Técnico da Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Além disso foi realizado um debate sobre o cenário e desafios da UTI do Hospital Ouro Branco, com o Dr. Guilherme Vogt, Diretor Técnico Médico do Hospital Ouro Branco; e Dr. Fábio Cardoso, Coordenador da Clínica Médica da Emergência do Hospital Ouro Branco; mediado pelo Gerente de Operações, Serviços e Ensino de Saúde da Univates, Anderson Habekost. Este último momento foi muito interessante para os participantes terem uma ideia mais clara do que representa ter uma UTI no Hospital Ouro Branco: a real necessidade, a estratégia adotada, a situação atual e a taxa de ocupação das UTIs no Rio Grande do Sul, a situação da Emergência do HOB, as equipes multidisciplinares necessárias, os benefícios para Teutônia e região, entre outros tópicos.
Além do conteúdo enriquecedor, o evento contou com momentos de integração entre os participantes. Durante o coffee break, houve uma exposição e comercialização de itens do Espaço Reuse, projeto do hospital voltado para arrecadação de recursos que são revertidos para melhorias na infraestrutura dos ambientes SUS da instituição. Também um momento muito emocionante do evento foi a entrega simbólica dos donativos arrecadados como ingresso, à presidente da Associação Abrigo Comarca de Teutônia, Sandra Lorenzetti Rollof.
O Simpósio, que contou com a participação de quase 200 pessoas, reforçou a importância da sensibilização de toda a comunidade, autoridades, empresários, políticos, imprensa e parceiros, sobre o assunto UTI, que é fundamental para seguirmos firmes no compromisso de oferecer serviços e cuidados de excelência à nossa população.
A direção da Associação Beneficente Ouro Branco e a diretoria do Hospital Ouro Branco agradecem à Sicredi por disponibilizar seu espaço para a realização do evento; como também aos parceiros Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Univates – Universidade do Vale do Taquari; e também os demais apoiadores do Simpósio, como fornecedores, lideranças eclesiásticas e veículos de comunicação da região. Um agradecimento especial também aos alunos de violino do Projeto Teutônia Cultural, que recepcionaram os participantes com muito talento; e à todas as equipes do HOB que prepararam este Simpósio com muita dedicação e carinho.