O Hospital Ouro Branco deu mais um passo importante para a saúde de Teutônia e região ao se inscrever através de edital público no projeto estratégico Ser Mulher (Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher), promovido pelo Governo do Rio Grande do Sul. Este projeto tem como principal objetivo fortalecer o acesso das mulheres a serviços de saúde qualificados e especializados, abrangendo linhas de cuidado como colo do útero, mama, endometriose/miomatose, planejamento reprodutivo e climatério, e com isso reduzindo significativamente as filas de espera por um diagnóstico.
Nesta terça-feira, recebemos uma visita técnica dos especialistas da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Franciele Vasconcellos e Everton Morais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde – DAPPS, e Jéssica Fraga Brandão do Departamento de Gestão da Atenção Especializada – DGAE e. Eles puderam conhecer a estrutura do hospital e discutir pontos essenciais da proposta, reforçando as intenções dessa futura parceria entre o Hospital e o Governo do Estado.
O Ser Mulher busca promover um atendimento humanizado e eficiente às mulheres, incluindo diagnóstico e tratamento precoce, além de ações de educação permanente para profissionais da atenção primária à saúde. A participação do Hospital Ouro Branco nesse projeto refletirá diretamente seu compromisso com a melhoria contínua, alinhada ao mapa estratégico da instituição, que prioriza o cuidado integral e de excelência aos pacientes das regiões 29 (Vales e Montanhas) e 30 (Vale da Luz) onde atua.
Essa iniciativa coloca o hospital em destaque como uma referência regional no cuidado especializado à saúde da mulher, proporcionando um impacto positivo para a comunidade e contribuindo para um sistema de saúde mais equitativo e acessível.
O retorno sobre a aprovação ou não da inscrição do Hospital Ouro Branco no Ser Mulher está previsto para ainda este ano. A direção da Associação Beneficente Ouro Branco, mantenedora da instituição, e a equipe diretiva do hospital aguardam ansiosamente uma resposta positiva, fortalecendo assim, ainda mais a parceria com a SES e o Governo do Rio Grande do Sul.