Na terça-feira, 23 de julho, uma equipe do Hospital Ouro Branco (HOB) realizou uma visita técnica ao Hospital Tacchini em Bento Gonçalves, para conhecer a estrutura do NÚCLEO MATERNO-INFANTIL, que apresenta resultados e indicadores muito acima da média dos hospitais do Brasil.
A comitiva do hospital foi composta pelo Diretor Executivo, José Paulinho Brand, Coordenador da Obstetrícia Dr. Daniel Jantsch, Gerente Assistencial Taila Anschau e a Coordenadora da Unidade de Internação do HOB, Jéssica Wegner.
Entre os dados apresentados pela equipe multiprofissional do Hospital Tacchini, está o excelente índice dos 1.750 nascimentos média/ano considerando SUS, Convênios e Particular, sendo deste total, em torno de 70% de partos normais, considerando o grupo de 1 a 4 da ESCALA DE ROBSON, e o restante partos cesáreos.
Conforme a Dra. Simone Caldeira Silva, Coordenadora Médica do Processo Materno-infantil, esse desempenho é fruto de uma longa caminhada de AÇÕES de MELHORIA CONTÍNUA nas PESSOAS, nos PROCESSOS e nas ESTRUTURAS, destacando-se a integração com a atenção primária, um efetivo acompanhamento pré-natal, cadastro e treinamento de doulas da região, enfermeiras obstétricas, plantão presencial de pediatras, obstetras e médicos neonatologistas e principalmente a estrutura do NÚCLEO MATERNO-INFANTIL, tendo como retaguarda o Centro Obstétrico, UTI Adulta, Pediátrica e Neonatal.
A Dra. Roberta Paulikevis Vilas Boas ainda ressaltou a importância da participação do Tacchini no projeto nacional “PARTO ADEQUADO.”
Destaca-se a sobrevida de 97% dos bebês que precisam de internação na UTI Neonatal do hospital. Para partos realizados entre as semanas 27 e 32 de gestação, a sobrevida aumenta para 100%.
Além disso, apenas 4% dos nascidos prematuros apresentaram enterocolite necrosante, uma inflamação que acomete o trato gastrointestinal das crianças. Este número é atribuído principalmente pela implementação do BANCO DE LEITE AMA TACCHINI, que alimentou todos os bebês prematuros internados na UTI Neonatal com leite materno a partir das doações de mães da região, tendo nesse processo, a parceria estratégica com os Bombeiros e Brigada Militar da região.
A equipe do Hospital Ouro Branco foi gentilmente recebida pela Dra. Roberta Paulikevis Vilas Boas, Diretora da Divisão Hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde, Dra. Nicole Alberti Golin, Infectologista e Diretora Técnica e Dra. Simone Caldeira Silva, Coordenadora Médica do Processo Materno-infantil, as quais agradecemos profundamente pela boa acolhida, disponibilidade para troca de ideias e informações e ainda pela entrega do OBSERVATÓRIO sobre a evolução positiva dos Indicadores Assistenciais e Desfechos Clínicos da MATERNO-INFANTIL nos últimos anos.