Atendendo a convite da secretária estadual da Saúde, Sra. Arita Bergmann, o Hospital Ouro Branco (HOB), referência em excelência assistencial, marcou presença na 48ª Expointer, em Esteio, durante o evento Saúde da Mulher Rural. A iniciativa reuniu instituições, lideranças políticas e empresariais e profissionais da saúde com o objetivo de valorizar o cuidado integral à mulher do campo.
O HOB, localizado em Teutônia, no Vale do Taquari, foi o primeiro hospital do Rio Grande do Sul a implantar o SERMulher, programa do Governo do Estado que, desde abril de 2025, quando inaugurado, já apresenta resultados altamente positivos tanto em qualidade quanto em produção. Nesse período, quase 600 mulheres foram atendidas e mais de 200 procedimentos e exames realizados, sendo que 13 delas receberam diagnóstico de câncer e foram encaminhadas para tratamento na rede de referência. O serviço oferece acolhimento especializado e multiprofissional, assegurando prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento em diferentes fases da vida da mulher.
O evento realizado no dia 2 de setembro, no estande da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, também contou com a presença da deputada estadual Silvana Covatti, presidente da Frente Parlamentar pela Saúde da Mulher Rural, e de Lérida Matilde Pivoto Pavanelo, coordenadora estadual de Mulheres da FETAG-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul), reforçando a importância da união de esforços entre poder público, hospitais, entidades e sociedade civil para fortalecer políticas de saúde voltadas às mulheres rurais e ampliar o acesso a serviços de saúde especializados.
“Estar na Expointer reforça nosso compromisso com a prestação de serviços de excelência. O SERMulher vai muito além do atendimento hospitalar: é um programa que salva vidas, garante prevenção, qualidade de vida e acesso a serviços especializados”, afirma o diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand.
Com essa participação, o Hospital Ouro Branco reafirma seu papel de pioneirismo e inovação na saúde regional, consolidando o SERMulher como referência em cuidado integral à mulher e ampliando sua contribuição para uma rede de atenção mais humanizada e efetiva, sendo referência para 37 municípios das regiões 29 e 30 da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

