Com a missão de promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade, o Hospital Ouro Branco (HOB) definiu como um projeto estratégico, o desenvolvimento de ações para atração, retenção e desenvolvimento de profissionais com a cultura e valores do hospital. Com este propósito, no último mês, o Hospital Ouro Branco (HOB) lançou o programa Qualidade de Vida. O projeto é uma iniciativa da área de gestão de pessoas em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da casa de saúde.
O objetivo do programa é promover, ao longo do ano, ações para promoção do bem-estar e da saúde física e mental dos colaboradores. O programa Qualidade de Vida foi desenvolvido após a avaliação dos resultados da pesquisa sobre o Perfil Epidemiológico dos colaboradores da casa de saúde, aplicada em novembro e dezembro do último ano. “Verificamos alguns pontos de atenção que poderiam ser desenvolvidos com os nossos funcionários, como o sedentarismo, a ansiedade, a depressão e o estresse”, destacou a coordenadora da área de recursos humanos do hospital, Clarice Lagemann.
Para promover a qualidade de vida dos colaboradores, uma série de ações foram planejadas e programadas para ocorrer ao longo do ano. Semanalmente, os profissionais participarão de sessões de ginástica laboral e terão atendimento individual e gratuito com uma psicóloga. Além disso, a casa de saúde tem um grupo de caminhadas, do qual podem participar colaboradores e membros da comunidade. Quinzenalmente, os membros do Azimute se reúnem para caminhar e fazer trilhas.
Além disso, uma série de palestras está programada para ocorrer. Duas vezes ao mês, acontecerá o Bate-papo com Especialista, no qual os funcionários da casa de saúde são convidados para uma roda de conversas com profissionais de diversas áreas. A iniciativa acontece em horários alternativos, para que mais profissionais do HOB possam participar.
Psicóloga fala sobre motivação, felicidade e bem-estar
Nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, aconteceu a primeira edição do Bate-Papo com Especialista, com a psicóloga Daiane Naumann. Ela é pós-graduada em gestão de pessoas, coaching e mentoring, além de trabalhar há 10 anos na área de gestão de pessoas.
Daiane falou sobre motivação, felicidade e bem-estar. Ela emocionou os colaboradores ao contar sua trajetória de vida e superação. Em 2010, ela e o marido sofreram um acidente. Daiane teve múltiplas fraturas e o companheiro teve paralisia do lado esquerdo. Um ano e meio depois, Daiane se envolveu em um novo acidente. Uma carreta tombou por cima do carro em que ela estava com outros dois amigos. Os ocupantes do outro veículo faleceram no local. “Por milagre ou escolha de Deus, eu e meus amigos não sofremos nada”, relembrou ela.
A psicóloga contou que após os acidentes, sua vida se transformou. “No início eu não entendia porque tudo tinha acontecido comigo e meu marido. Hoje eu sei que eu tenho um propósito. Faz dois anos que eu faço palestras sobre bem-estar e felicidade e entendi que o meu papel é ajudar outras pessoas a terem um olhar diferente sobre a vida e sobre os problemas enfrentados”, conclui Daiane.
Além dos colaboradores do HOB, participaram da primeira edição do Bate-Papo com Especialista, o presidente da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Marco Aurélio Weber, o conselheiro da mantenedora do hospital, Júlio Abel Danzer, e membros da diretoria da casa de saúde.
A próxima palestra da série Bate-Papo com Especialista acontece no dia 09 de fevereiro. A convidada é a nutricionista Daiane Leonhardt e o tema será “Alimentação, estresse e depressão”. A direção do HOB agradece aos envolvidos no desenvolvimento e planejamento do programa Qualidade de Vida.
Texto: Jéssica Bayer
Fotos: Jéssica Bayer e Divulgação