O mês de setembro, conhecido como “Setembro Amarelo”, é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio, bem como evitar o seu acontecimento, dando visibilidade sobre os cuidados com a saúde mental.
O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.
Segundo o OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. Isso representa, em média, um caso a cada 40 segundos.
Durante todo o mês de setembro, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.
Dicas para abordar o Setembro Amarelo no trabalho:
1. Quebre o tabu: fale sobre o assunto. Suicídio ainda é um tabu, mas é preciso abordar e desmistificá-lo;
2. Promova o mindfulness (atenção plena);
3. Crie atividades em conjunto;
4. Seja um ponto de apoio;
5. Crie uma cultura humanizada;
6. Treine seus líderes para os sinais de alerta.
É preciso salientar e entender que a melhor maneira de prevenção do suicídio é abordar sobre o tema, ou seja, falar sobre o ele, uma vez que os números de casos registrados de suicídio são subestimados.
Importante lembrar que tais cuidados devem ser a curto, médio e longo prazo. O Hospital Ouro Branco está constantemente pensando em estratégias abrangentes para fornecer cuidados gerais de saúde e apoio em situações de risco, e garantir que a população afetada tenha acesso à serviços para cuidar da saúde mental, tanto durante quanto após a crise. O Hospital Ouro Branco é referência para o serviço de Saúde Mental, e dispomos de uma equipe multiprofissional com médico psiquiatra, assistente social, psicóloga, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico. Realizamos um plano de tratamento individualizado, suporte familiar e cuidados continuados para fortalecer a integração, a comunicação e o relacionamento com a comunidade.