A última sexta-feira, 4 de abril, ficará marcada pela trágica fatalidade que envolveu professores e estudantes do curso de Paisagismo da Universidade Federal de Santa Maria, em um acidente ocorrido no município de Imigrante. Nosso sentimento é de luto, mas também de reconhecimento a todos que, diante da dor, se mobilizaram com empatia e prontidão.
O Hospital Ouro Branco recebeu 18 vítimas, todas atendidas com agilidade, responsabilidade e sensibilidade. Desde os primeiros instantes da emergência, nossas equipes multiprofissionais demonstraram preparo técnico e integração exemplar, com protocolos bem definidos e rotinas estabelecidas sendo rapidamente colocados em prática, garantindo um fluxo de atendimento coordenado, seguro e eficaz.
Dr. Paulo Roberto de Jesus, Médico da Emergência, relata: “No momento da chegada dos primeiros pacientes, houve uma mobilização de todos os setores para o auxílio e organização do processo de atendimento. No meu caso, a reação foi de muita calma, tranquilidade e foco no atendimento das vítimas, priorizando aqueles com mais necessidades. Os anos de profissão, sempre em emergência e pronto atendimento, me fizeram encarar tudo com objetividade e foco na qualidade dos atendimentos.”
“Ao me deparar com aquelas pessoas descendo da van, vendo que todas precisavam de atendimento de forma imediata, minha prioridade foi acolhe-las da melhor forma possível e agilizar o atendimento para amenizar a dor e o sofrimento naquele momento.”, comenta Débora Eduarda de Souza Blume, Enfermeira e Responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR).
Medidas como a suspensão de consultas e procedimentos eletivos também foram adotadas, permitindo que todos os esforços humanos e estruturais fossem direcionados ao cuidado integral das vítimas. A organização e a união entre os diversos setores foram fundamentais para o sucesso dos atendimentos. Profissionais da assistência direta e indireta atuaram lado a lado, com um único propósito: salvar vidas com dignidade e cuidado.
O atendimento humanizado e o acolhimento às famílias foram destacados por todos que acompanharam a situação. Suporte psicológico foi oferecido no hospital, inclusive com a colaboração solidária de profissionais de outras instituições, gesto pelo qual somos profundamente gratos.
“Em Teutônia, que foi o primeiro hospital que eu fui, foi incrível! Era muita gente envolvida, todos muito queridos, a enfermeira que me atendeu, a doutora que fez a sutura na minha perna, o doutor que costurou meu rosto, só elogios. Todos os médicos, por todos os lugares que passei elogiaram o meu rosto, que foi muito bem feito. Eu queria que a enfermeira fosse comigo! Eu senti uma segurança muito grande nela. Ela foi como um familiar comigo num momento que eu não tinha ninguém. Eu me senti muito acolhida, muito bem em todos os sentidos. Um atendimento impecável, eu vi que estava em boas mãos, foi o que me acalmou. Eu só tenho a agradecer!” relata a vítima Denise Estivalete Cunha, atendida no HOB.
Parte do êxito nessa resposta tão desafiadora é resultado do processo de qualificação constante que vivemos como instituição, especialmente por meio da Certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Ter processos bem estruturados, protocolos validados e equipes treinadas continuamente fez toda a diferença para que pudéssemos atuar com segurança, agilidade e acolhimento, mesmo em um cenário extremo como o que enfrentamos.
Conforme Ana Paula Brandt, Coordenadora das Recepções, “foi um momento que nos marcou, uma van trazendo pacientes em estado crítico, todos necessitando cuidado imediato e atenção. Essa situação evidenciou a importância de contarmos com equipes bem treinadas, alinhadas com métodos e processos eficazes. Mesmo diante da demanda inesperada, todos mantiveram a calma e acolheram cada paciente com empatia e humanização, seguindo os fluxos e processos sempre priorizando a segurança de cada paciente.”
Na manhã desta segunda-feira, foi realizada uma reunião de análise crítica, com a participação das lideranças dos setores envolvidos, justamente para avaliar os pontos de melhoria identificados durante a operação de emergência. Essa é uma etapa fundamental dentro da nossa cultura de melhoria contínua, reforçada pela própria jornada de certificação.
Registramos nosso sincero agradecimento à todas as instituições parceiras envolvidas no resgate e atendimento às vítimas, assim como as pessoas que voluntariamente prestaram sua solidariedade neste momento delicado.
Mesmo diante da urgência e complexidade da situação, conseguimos atuar com agilidade sem abrir mão da segurança e da ética, sustentados pela experiência, pelo compromisso e pelo espírito coletivo de todos os envolvidos.
Segundo a Gerente Assistencial Taila Anschau, “O acidente de Imigrante que atendemos no dia 04 de abril de 2025, nos fez refletir sobre a importância do trabalho em equipe, do acolhimento e empatia. Tivemos um dia difícil, de muita tristeza, dor e angústia, mas ao mesmo tempo um dia de muita solidariedade, que demonstrou o quanto nossas equipes são capazes de superar desafios, com coragem, competência e agilidade. Em todos os momentos não perdemos a essência do acolhimento e da segurança de nossos pacientes. Tenho muito orgulho do nosso time Hospital Ouro Branco.”
Por fim, a direção da Associação Beneficente Ouro Branco e a diretoria do Hospital Ouro Branco reforçam seu agradecimento a todas as equipes envolvidas, e com profunda tristeza e respeito, se solidariza com as vítimas, seus familiares, amigos e com toda a comunidade acadêmica da UFSM.
Segue agradecimento recebido através do Gabinete do Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria:
“De ordem do Reitor e da Vice-Reitora da UFSM, por meio deste, registramos um sincero agradecimento pela dedicação e empenho do Hospital Ouro Branco em apoiar nossos alunos e servidores durante este momento tão desafiador.
Essa situação não tem sido fácil, mas a ação rápida e eficaz deste Hospital em fornecer recursos, infraestrutura e suporte logístico foi essencial para minimizar os potenciais impactos adversos sofridos.
Agradecemos imensamente pela parceria e pelos esforços incansáveis de todos em atender às necessidades dos nossos estudantes e servidores, e especialmente pela sensibilidade e compromisso demonstrados.”

