Em Venâncio Aires, eles discutiram temas estratégicos, como a gestão de uma UPA municipal, os desafios da Certificação ONA Nível I e a execução e custeio de um projeto de UTI
Na quarta-feira, 07 de junho, a direção e a gerência do Hospital Ouro Branco (HOB) fizeram uma visita técnica ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires. O diretor executivo do HSSM, Fernando Siqueira, e sua equipe recepcionaram o grupo de Teutônia. Na pauta estava a discussão de temas estratégicos, como a situação atual das emergências na região, a gestão de uma UPA municipal por uma equipe do hospital, os desafios da Certificação ONA Nível I e, principalmente, a execução e o custeio de um projeto de UTI com 10 leitos.
“Em Venâncio Aires, há um sistema de saúde municipal com os três níveis bem constituídos, ou seja, Atenção Primária (postos), Atenção Secundária (UPA, inclusive gerenciada pela equipe do hospital) e Atenção Terciária (hospital). Mesmo assim, observamos que a cultura de parte da população da cidade ainda é procurar diretamente o hospital para atendimentos pouco urgentes, como acontece em outros municípios pelo estado, inclusive, em Teutônia”, destacou o diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand.
O Hospital São Sebastião Mártir construiu uma UTI Pediátrica de 10 leitos com recursos oriundos do Estado no projeto Avançar na Saúde. “Infelizmente, mesmo com a estrutura 100% concluída e com equipamentos modernos, o setor não está operando pela ausência de recursos para o custeio mensal”, ressaltou Brand. Esse cenário evidencia os problemas crônicos na utilização e destinação de recursos públicos para beneficiar a população. “No Estado temos uma impressionante escassez de leitos de UTI adulto e, principalmente, de vagas em UTI Pediátrica, com pacientes indo à óbito nas filas de espera”, concluiu o diretor executivo do HOB.
Representando o HOB estavam o diretor executivo, José Paulinho Brand, o diretor técnico médico, Dr. Guilherme Vogt, a gerente assistencial, Taila Anschau, a gerente administrativa, financeira e de operações, Magali Ellwanger, e o coordenador da Emergência e Clínica Médica, Dr. Fábio Cardoso.