O sonho de muitas gestantes é poder conceber o tão esperado filho pela via vaginal, mais conhecida como “normal”. A expectativa da dor e do sofrimento causados pelo trabalho de parto muitas vezes desestimulam as gestantes de viverem esta experiência. No entanto, o que poucas mulheres sabem, é que é possível ter um parto normal sem dor! Mas como isso é possível?
A analgesia de parto é um procedimento anestésico que é feito através de uma combinação de técnicas anestésicas, semelhantes às utilizadas nas cesarianas, as quais buscam reduzir entre 50% a 80% das dores tanto das contrações quanto da dor na região da vagina durante o período expulsivo.
A dor remanescente, é completamente tolerável e, por assim dizer, “agradável”, pois a gestante consegue participar de forma ativa de todo o trabalho, tendo todas as sensações que normalmente teria, porém de forma controlada. É importante ressaltar que a analgesia de parto não aumenta o número de cesarianas em decorrência de complicações do trabalho de parto, assim como também não impacta no prognóstico do feto. É uma técnica consagrada e segura, utilizada amplamente em todo o mundo.
Caso a gestante manifeste o interesse no procedimento, é de suma importância que discuta previamente a possibilidade de realização com o seu obstetra de confiança, para que este possa discutir com um profissional anestesiologista para viabilizar esta experiência.
“Sedare dolorem opus divinum est – Aliviar a dor é uma obra divina” Hipócrates.
Por Dr. Nico Ceulemans
Médico anestesista CREMERS 48368